Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Alemanha poupou 80 mil milhões com crise, Portugal soube divida - A minha solução para sair da crise está aqui.

por ., em 11.06.13

 

 

A jornal económico publicou esta noticia online: Alemanha poupou 80 mil milhões com cris

 

É sabido que a Alemanha tem mais vantagens com esta crise do que desvantagens. Por um  lado consegue poupar muitos milhões enquanto que os países em crise (grande parte da Europa) se afunda. 

 

 

 

Mas se por uma lado a Alemanha consegue poupar 80 mil milhões, Portugal não consegue baixar a sua divida que já vai em mais de 199 mil milhões.

 

Mas de quem é a culpa? Será da Alemanha?

 

De certa forma eu acho que sim, mas por um lado eles só estão a defender os interesses do seu país, eles não tem a culpa de ter políticos mais "inteligentes" de que os outros. Mas por outro lado eles estão na União Europeia que de União sempre teve muito pouco na verdade. 

 

 

Não sou grande economista, mas vou opinar sobre o que se está a passar.

 

Alemanha consegue poupar 80 mil milhões, isto porque, com a Europa em crise os investidores vem como uma certeza que podem emprestar dinheiro à Alemanha que eles vão pagar, quanto menos o risco menos os juros cobrados ao país. Para a Alemanha é preferível que uma parte da Europa esteja em crise, assim vão conseguir mais dinheiro a juros muito mais baixos. Por outro lado ninguém vai emprestar dinheiro aos países em crise, coisa que a Alemanha pode fazer, mas a juros mais elevados. Se por uma lado emprestam dinheiro à Alemanha a juros muito baixos, a Alemanha empresta o dinheiro aos países em crise a juros mais elevados. 

 

 

Mas o que é que países como Portugal podem fazer?

 

Portugal tem um risco mais elevado do que os outros países da Europa, isto é, a probabilidade de Portugal não pagar o que deve é maior. E se os investidores vem Portugal como um maior risco em não pagar, então vão emprestar dinheiro a juros muito mais elevados, quase insuportável para Portugal. E nestas condições Portugal foi obrigado a pedir ajuda externa à dita "troika" . Acontece que a troika para emprestar dinheiro a juros mais baixos estabelece condições, condições que já todos nós conhecemos ou estamos a pagar na pele. 

 

Se por uma lado Portugal precisa de dinheiro para investir na economia e sair da crise ( e este dinheiro vem da troika, e não nos podemos esquecer que se não fosse a troika  não tínhamos dinheiro para pagar aos funcionários públicos que andam em manifs) por outro lado a troika pede ( obriga) para diminuir a despesa do estado ( desemprego nos funcionários públicos), obriga a subir as receitas do estado ( aumento dos impostos) etc... coisas que não fazem nada bem à economia. 

 

Eu só vejo uma saída da crise, e a saída é politicas inteligentes ( mas para isso é preciso políticos competentes). Não tenho dúvidas que se Portugal apresentar alternativas (credíveis) de como  chegar às metas da troika sem prejudicar desta forma a economia, a troika vai aceitar. Não nos podemos esquecer que as pessoas da troika não são políticos e que não tem relações emocionais com Portugal, estão se pouco marinando para as dificuldades dos portugueses, apenas querem emprestar dinheiro e ter a certeza que lhes vão pagar de volta com juros( custo o que custar). 

 

É preciso apresentar alternativas credíveis à troika, o que me chateia é que nós estamos a pagar o vencimento a tantos ministros, políticos, economistas, auditores..... e não conseguem encontrar alternativas. 

 

É preciso alguém analisar a situação de Portugal, ver o que Portugal têm de bom e de mau ( e Portugal tem muitas coisas boas) e criar um plano uma alternativa credível. 

 

O que me chateia é que Portugal tem muita coisa boa e que não estão a ser aproveitadas, mas afinal o que Portugal tem de bom?

 

-Tem pessoas qualificadas (e competentes que estão a sair de Portugal).

-Tem pessoas qualificadas a preços externamente acessíveis, assim como pessoas não qualificadas, por outras palavra mão de obra barata ( é uma coisa boa para quem procura investir do lado de fora, infelizmente para os portugueses não é uma coisa boa, mas um é uma realidade e deve ser aproveitada com uma vantagem competitiva.)

-Tem recursos naturais  ( não tem petróleo nem diamantes, mas condições muito boas para a agricultura)

- A língua portuguesa é uma das mais faladas no mundo ( este facto não é aproveitado)

- Tem uma grande costa marinha

- Está bem situado ( depende a perspectiva, mas Portugal pode ser a entrada da Europa para os países da América ou até mesmo de África e a porta de saída da Europa para os países da América ou África. )

- E muitas outras coisas... 

 

Porque é que Portugal não pega nas coisas boas e não cria um plano estratégico de modo a atrair investidores, porque não dá a conhecer as coisa boas que tem aos outros países?

 

-Porque não juntar os agricultores em determinadas zonas e produzir apenas um produto em grande escala para ser mais competitivo?

-Porque não olha para o futuro? Porque é que países quem tem petróleo (como o Brasil) produzem plantas para fazer biodisel e Portugal que não tem Petróleo e tem condições para produzir biodisel não produz?

-Porque é que vários "portos" para receber cruzeiros e grandes navios dão lucro e não se investe? ou se vende esses portos?

-Porque é que Portugal tem boas relações com países ricos e da mesma língua e não aproveita da melhor forma essas relações?

 

 

É verdade, para criar estes e muitos outros projectos precisamos de dinheiro que não temos. Mas eu sempre ouvi dizer, que se tiveres uma ideia credível e viável, não vai faltar quem queira investir nela. Estamos dependentes da troika mas isso não impede de criar projectos credíveis e que atraem investidores externos. 

 

Como é que achas que Portugal pode sair da crise? Tens ideias? o que achas-te da minha opinião? Não concordas? então comenta. 

 

 (tenho tantas ideias e opiniões para dar, mas vou parar por aqui se não estou nisto o dia todo)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:41




"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo."

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


calendário

Junho 2013

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30