Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Em 2060 mais que 32% da população portuguesa vão ser velhos.

por ., em 21.06.13

 

Começa a ser triste a situação e as preocupações de Portugal. 

 

Segundo algumas provisões, em 2060 mais que 32% da população portuguesa vai ter mais que 65 anos, este número atualmente está nos 19% e já é preocupante. Atualmente Portugal já é considerado uma dos países mais envelhecidos do mundo, em 2060 consegue ganhar a medalha de ouro sem dúvida. 

 

 

Apesar disso, Portugal vai continuar a ter os 10 milhões de pessoas, a única diferença é que a população vai ser composta em grande parte por pessoas com mais de 65 anos. 

 

 

E qual é que é o grande problema? Bem, o grande problema é que vamos ter cada vez menos pessoas na vida ativa e o sistema da segurança social não poderá funcionar da mesma maneira que funciona actualmente, sabemos que para além das reformas, o sistema de saúde também vai ser muito influenciado, uma vez que são os idosos que mais recorrem aos serviços de saúde. 

 

Para Portugal conseguir mudar o rumo da situação, cada mulher deveria ter mais que 2 crianças, e a verdade é que todos nós sabemos que isso não acontece, nem vai acontecer nos próximos tempos e a tendência ainda é para piorar. 

 

 

O que está a acontecer, são coisas tão preocupantes como, a taxa de natalidade estar em mínimos históricos, nunca houve tão poucas crianças a nascer.

 

Mas porque é que isso acontece?

 

Eu falo por mim, tenho 24 anos e não penso em ter filhos nos próximos tempos, adorava ser Pai, mas actualmente as minhas grandes preocupações são a vida profissional, preferio não ser Pai se não tiver a estabilidade que devo ter.

 

A instabilidade com que os jovens hoje vivem, a emigração de grande parte dos jovens portugueses, são factores mais que decisivos, mas não só. 

 

A verdade é que houve uma grande mudança de culturas, hoje a maioria dos jovens dão mais importância à vida profissional do que há alguns anos. Hoje o papel da mulher é completamente diferente, as jovens actualmente são qualificadas, estudaram anos e anos e foram sempre orientadas para o trabalho e nunca para a família nem para o papel de mãe. 

 

Outra possível causa é que em tempos, o nascimento de uma criança era visto como uma fonte de riqueza, hoje é visto como uma fonte de despesa. 

 

Mas nem tudo é mau. 

 

Felizmente nem tudo é mau, para tentar diminuir o rumo da situação é necessário abrir portas a mais imigrantes, sim, a única coisa que pode retardar um pouco o envelhecimento da população são os imigrantes. Por isso comecem a olhar para os brasileiros, angolanos, cabo verdianos, chineses, entre outros como o futuro de Portugal.

 

Atualmente a população estrangeira representa cerca de 4% da população residente em Portugal, e estes sim estão se a reproduzir.  

 

Ora se a população estrangeira total que reside em Portugal é de apenas 4% e contribui com 13% para a taxa de natalidade, o futuro de Portugal vai passar pelos estrangeiros, esperamos que estes não se vão embora, porque se assim for, em 2060 não vai haver 32%  de velhos, mas muitos e muitos mais e não vai haver pessoas em vida ativa. 

 

Uma vez que os Portugueses não se estão a preocupar com os jovens, estes estão se a ir embora de Portugal, ou muitos também não se vão preocupar com quem não se preocupou com eles no passado, é bom começar a olhar para os estrageiros de outra forma, se não, estes não nos vão ajudar quando mais precisarmos. 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:11




"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo."

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


calendário

Junho 2013

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30