Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais uma medida estúpida... Portugal e Alemanha assinam acordo para mobilidade e emprego jovem.

por ., em 02.07.13

 

 

Como é que é possível que o governo não acerta uma..? Como é que é possível que em Portugal não se pense, esta medida é mais uma que vai apenas favorecer a Alemanha. Como é possível os Alemães se aproveitarem desta forma dos países em crise?

 

Enfim, à umas semanas a trás comentei aqui que Portugal está a passar por um problema gravíssimo e que vai piorar nos próximos tempos, que é o envelhecimento da população. 

 

Também disse que as provisões apontam para que em 2060 mais que 32% da população vai ter mais que 65 anos, atualmente está nos 19% e já é um problema visível a todos, em que a população em vida ativa não consegue descontar o suficiente para a população mais idosa, entre muitos outros problemas. 

 

 

Também disse que Portugal apenas tinha duas vias, para tentar retardar esse problema ( e não evitar, porque isso já vai ser impossível), um deles é que todas as mulher em idade fértil tenham pelo menos 3  filhos e garantir assim a substituição da geração (como todos sabemos isso não vai acontecer).

 

A outra via era olhar para os imigrantes, sendo a nossa única saída. Também disse que os imigrantes já são responsáveis por 13% da taxa de natalidade. Apesar disso, somos um país com uma cultura que mal trata os imigrantes, que um imigrante até pode ser médico mas se vier de um país mais pobre do que o nosso vai trabalhar para as obras, não aproveitamos o potencial dos imigrantes. 

 

Acontece que a Europa é o continente mais envelhecido e Portugal um dos países mais envelhecidos do mundo. A Alemanha já percebeu que para mudar esta situação tem que recorrer à imigração, para isso vai aproveitar os países em crise e tirar desses países os jovens em idade fértil e com qualificações. 

 

 

Não deixa de ser curioso, eu ter falado neste problema a umas semanas atrás e dizer que a única saída para os países da Europa é recorrer à imigração e  agora vai a Alemanha fazer exactamente isso. 

 

Portugal, sendo um dos países mais envelhecidos do mundo, deveria recusar as propostas que incentivam a saída dos jovens e por sua vez dar essas condições aqui em Portugal. 

 

Por outro lado, a cultura Portuguesa vai ter que mudar, os imigrantes vão ser o nosso futuro, em vez de os mal tratar, de não lhes dar as mesmas oportunidades ( eu recordo-me que veio para Portugal muitos ucranianos com altas qualificações e que Portugal não sobe aproveitar, por descriminação) devemos dar-lhes todas as condições de igualdade, se virmos bem, a nossa cultura ainda está um pouca atrasada. Os EUA por exemplo, já passou essa cultura atrasada à muito tempo, atualmente aproveita todos os Recursos Humanos externos, dando-lhes todas as condições de igualdade, como todos nós sabemos, existe muitos portugueses qualificados a ter sucesso nos EUA, ainda há pouco tempo vimos a noticia da jovem cientista portuguesa que foi recolhecida nos EUA. 

 

Por outras palavras, temos que deixar a descriminação de parte e olhar para os imigrantes com um potencial para Portugal e não como um "lixo". 

 

A população da Alemanha tambem está muito envelhecida, para resolver essse problema está a chamar jovens de toda a Europa, ou seja, está a pensar a longo prazo. Portugal mais uma vez, não pensa nem a curto nem a longo prazo (um dos problemas de portugal é esse, não pensar.)

 

Pagamos os ordenados a tantos politicos, a tantos economias a trabalhar  e será que ninguem consegue fazer isso. 

 

-Identificar os problemas (não é dificil, são tantos e todos bem visiveis)

- Analisar o problema (recolher todos os dados sobre o problema)

- Planear e encontrar um estratégia a medio prazo.

- Avaliar se estamos a cumprir a estratégia e se possivel ir melhorando a estratégia

(...)

 

Links de interesse:

 

Em 2060 mais que 32% da população portuguesa vão ser velhos.

Portugal e Alemanha assinam hoje acordo para mobilidade e emprego jovem

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:42




"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo."

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


calendário

Julho 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031