Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Alemães querem imitar a Suiça e fazer um referendo à emigração.

por ., em 17.02.14

Depois do governo de Angel Merkel ter vindo a público avisar que o referendo suíço poderia trazer vários problemas para a UE e de lamentar o resultado positivo do referendo, eis que uma sondagem diz que 72% dos alemães querem que o seu país também realize um referendo idêntico ao da Suíça. 

 

Com esta sondagem, já era de esperar que os partidos de oposição pegassem nesses valores para fazer frente a Merkel, um dos maiores partidos da oposição já veio dizer que um pouco mais de Suíça não faria mal à Alemanha"

 

Por um lado concordo que deveria de ser a população a decidir algumas das medidas importantes do seu país com referendos, e nesse sentido não percebo porque é que em Portugal os Portugueses não tem qualquer poder de voto nas grandes decisões do país. 

 

 

Em relação ao assunto da emigração é um pouco complexo.  Na verdade, se queremos combater a desigualdade no mundo, este tipo de barramentos não faz qualquer sentido, porque estamos a limitar uma pessoa pela sua nacionalidade. Para mim não faz sentido que uma pessoa não possa ir viver para um país qualquer que lhe apeteça, independentemente se o seu país de origem tem ou não um acordo com o país de destino. 

 

Se uma pessoa, seja de que nacionalidade for, quiser ir para um outro país e se compromete a cumprir todas as normas locais, qual o motivo de esse indivíduo não poder ir ou ter de cumprir mais procedimentos para isso?

 

 

Por outro lado, facilmente se consegue perceber que um país terá um grande impacto se abrir portas à emigração, impacto esse que pode ser positivo ou negativo. Se por uma lado a emigração pode ser uma solução ao envelhecimento da população, esta pode ter um impacto negativo nomeadamente numa maior concorrência ao emprego local. 

 

 

E  vocês o que acham sobre a emigração?

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:37




"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo."

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


calendário

Fevereiro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728