Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Qual o interesse da Rússia na Ucrânia?

por ., em 04.03.14

 

A Rússia não larga a Ucrânia, nem mesmo depois da ameaça dos EUA, mas afinal qual o interesse que os russos têm na Ucrânia. 

 

O EUA ameaçou numa postura agressivo a Rússia com sanções, reduzindo os laços comerciaias e de investimento, quebrando a cooperação economia existente entre o EUA e a Rússia. 

 

O problema é que a Russia ameaçou numa postura ainda mais agressiva os EUA, dizendo que a Rússia "reduzirá a zero" a sua dependência económica dos Estados Unidos.

 

"Encontraremos um meio de reduzir a nossa dependência financeira dos Estados Unidos, mas tiraremos dessas sanções grande vantagem", declarou Serguei Glaziev à agência pública Ria Novosti.

 

"As tentativas de aplicar sanções contra a Rússia levarão ao colapso o sistema financeiro norte-americano e ao fim da dominância dos EUA no sistema financeiro mundial", acrescentou.

 

Mas afinal qual o interesse na rússia na ucrania para fazer frente aos EUA?

 

crimeira

 

Será as reservas de petróleo e de gás existentes que já foram excessivamente exploradas durante o período soviético?

 

Nada disso, o que está aqui em causa é a Crimeia, penisula do sul do país onde se fala russo e está localizada a frota da Rússia no Mar Negro.

 

A Rússia diz que apenas enviou militares para a Crimeira para portecção dos cidadões e soldados russos. Actualmente quase 60% da população é de etnia russa; 24% ucraniana e cerca de 12% tártaros. Os tártaros são tradicionalmente muçulmanos. 

 

Na verdade, já foram enviados mais do que 16 mil militares russos para a Crimeia, o clima lá não é de qualquer violência ou cenário de guerra, pelo contrario. A maioria da população da Crimeia está muito feliz com a chegada dos russos. Lembrem-se que a maioria da população é de origem russa e foi contra as  manifestações na praça de Kiev. Ficaram em pânico quando o governo de  Yanoukovich caiu.

 

Neste caso não sou completamente contra a Rússia, eles têm uma base militar e cidadãos na Crimeia, ainda não entraram em guerra (propriamente dita) e para além disse eles tinham um acordo para explorar a Crimeira com o antigo governo Ucraniano, ou seja, não invadiram a Crimeia do nada. 

 

Por outro lado, não me parece que a grande preocupação do novo governo Ucraniano seja a Crimeira, onde a maioria das pessoas são Russas e apenas tem material de Guerra. Acho que o novo governo deveria estar mais preocupado em como garantir emprego, alimentação, um sistema de saúde para a população que teve de lutar contra a corrupção. 

 

O mesmo penso da UE e dos EUA em que estão muito preocupados com a Rússia e pouco preocupados com as pessoas que vivem na miséria na Ucrânia. 

 

 

Se a Rússia apenas pretender defender os seus materiais e os cidadãos da Crimeia, não vejo razão nenhuma para esta polémica toda, sim porque não me parece que a Rússia queira conquistar a Ucrânia. Para além disso é a própria população da Crimeia que querem lá a Rússia para se proteger. Por isso não percebo qual o motivo desta guerra toda. 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:43




"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo."

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


calendário

Março 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031