Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Baixar os ordenados para haver salários mais justos.

por ., em 23.11.13

 

Recentemente publiquei aqui um post sobre A desigualdade na distribuição de rendimentos em Portugal vs Europa, onde se verifica a grande desigualdade na distribuição de rendimentos em Portual.

 

Num outro post, dei a minha opinião sobre uma comentadora que dizia ser  contra a troika quando esta  diz que os salários em Portugal deveriam baixar, essa comentadora disse isso num programa em que a apresentadora recebe um salário de muitos milhares de Euros. A troika diz que os salários são muito altos... mas não é verdade?

 

Nesse post também referi que "os salários são mais justos no público, ou seja, salários mais altos para cargos que não são de topo e salários mais baixos para cargos de topo em relação ao privado. Acontece que isso é na teoria, porque todos nós sabemos que na função pública existe outro tipo de regalias e de fraudes por parte dos funcionários com cargos de topo na função pública."


Como todos nós sabemos existem grandes empresas que estão a receber grandes lucros, uma parte desses lucros deve-se a salários muito baixos por parte dos cargos inferiores, em 2009 os lucros das 1000 maiores empresas subiu em 174%. 


Hoje, vi uma noticia de uma país civilizado em que a população vai votar sobre uma medida que limita o salário máximo numa empresa de 12 vezes o salário mais baixo da empresa. 

 

Esta medida é uma forma de combater a desigualdade na distribuição de rendimentos, sendo que deveria ser aplicada urgentemente em Portugal, mas como é obvio não existe vontade para que isso aconteça. 

 

 

Se a medida em Portugal fosse aplicada, grande parte dos dirigentes não podiam ganhar mais que 6 000€ mensais.

 

http://expresso.sapo.pt/suicos-referendam-limite-a-salarios-milionarios=f842363 


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:39



4 comentários

De Copy&paste a 23.11.2013 às 10:59

Há uns anos foi notícia o facto de os gestores de topo em Portugal terem de rendimento anual, em média, 270 mil euros enquanto em Espanha a mesma média era de 250mil e na Alemanha CENTO e oitenta mil. O campeão era o Reino Unido com 750 mil anuais.

De Copy&paste a 23.11.2013 às 11:01

Há uns anos li o seguinte : - “ Após a II G.Guerra , em França, um quadro de empresa ganhava quatro vezes mais que um operário, hoje ganha quarenta vezes mais “, óspois na data abaixo leio isto : « John Pierpont Morgan (1837-1913) foi um grande banqueiro americano, numa época de capitalismo selvagem. /.../ Este clássico capitalista entendia que a remuneração do executivo máximo de uma empresa não deveria exceder 20 vezes o salário mais baixo pago nessa empresa./.../Há 10 anos os administradores das 100 maiores empresas britânicas ganhavam 47 vezes mais do que o salário médio (não o mais baixo) dos seus trabalhadores. Em 2010 recebiam 120 vezes esse salário médio. Nos Estados Unidos, em 2008, os gestores máximos ganharam 318 vezes o salário médio (não o mais baixo) das suas empresas. »
Francisco Sarsfield Cabral - SOL 9 de Setembro 2011

De Copy&paste a 23.11.2013 às 11:03

"Os resultados das empresas nacionais até estão a desacelerar, mas a proporção dos lucros que as cotadas do PSI 20 destinam para premiar os accionistas não abranda. A bolsa portuguesa é, a par das italiana, espanhola e irlandesa, aquela em que no geral as empresas estão a distribuir mais dividendos em relação aos lucros. No ano passado, as cotadas do PSI 20 apresentaram um lucro acumulado de 1,23 mil milhões de euros, segundo dados da Bloomberg. No entanto, o valor global que as cotadas pagam este ano em dividendos ultrapassa em 540 milhões aquele valor. As empresas do PSI 20 decidiram distribuir este ano 1,77 mil milhões de euros em dividendos."

De Paulo a 23.11.2013 às 11:07

FANTÁSTICAS, e outros adjetivos do mesmo grau, seriam as mordomias dos trabalhadores dos transportes, e uma das razões dos deficits nas mesmas empresas , segundo Marques Mendes, seria o facto de os familiares dos funcionários da CP terem o direito a viajar gratuitamente. Familiares com esse direito - esposas, filhos, pais e uma irmã solteira. Era o que Marques Mendes na TVI, dava como exemplo de mordomias EXTRAORDINÁRIAS, a irmã solteira então, quase o levou à apoplexia. Como se estas pessoas, se não fosse esta gratuitidade passassem a viajar pagando, ( se é que viajam assim tanto), e isso tornasse rentável a CP. Outro dos exemplos de despesismo e mordomia era o facto da Carris ter um barbeiro para os seus funcionários. Isto no país mais desigual da UE a seguir à Letónia e no topo de desigualdade entre os países da OCDE e onde é público e notório o saque do OE pelas elites, o que mais indigna este personagem são as irmãs solteiras que viajam de borla e um barbeiro!

Comentar post



"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo."

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


calendário

Novembro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930